quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Resumo aula 17/09/2010 - Sistema Complemento


                                          SISTEMA COMPLEMENTO                                     

O sistema complemento (SC) corresponde a um conjunto de cerca de 20 proteínas plasmáticas e de membrana que participam da imunidade inata contra microrganismos (defesa do hospedeiro), além de auxiliar na imunidade humoral (lesão tecidual mediada por anticorpo). Esse complexo sistema está envolvido na resposta imune e no processo inflamatório pela geração de fragmentos que promovem quimiotaxia das células inflamatórias, aumento da fagocitose por neutrófilos e macrófagos, participação na ativação de células B e T e remoção de imunocomplexos (IC) circulantes e de células apoptóticas.

VIAS DE ATIVAÇÃO DO SISTEMA COMPLEMENTO:
A ativação sistema complemento ocorre rapidamente após influência de um estímulo específico, seguindo uma cascata de auto-amplificação. As três vias principais de ativação: a clássica, a alternativa e a da lectina. A via clássica é ativada quando anticorpos IgG ou IgM se ligam a antígenos (vírus, bactérias ou auto-antígenos) formando ICs, fazendo parte da resposta imune específica. A via alternativa corresponde a um sistema mais primitivo, que não requer a presença de anticorpos específicos, sendo ativada a partir da hidrólise espontânea do terceiro componente do complemento (C3) e sua deposição na superfície do microrganismo. A terceira via é composta pela lectina ligadora de manose (LLM), uma proteína da família das lectinas dependentes de cálcio,que tem estrutura homóloga a C1q. Essa via é ativada quando a lectina se liga ao terminal manose existente em diferentes grupos de bactérias. Embora o estímulo inicial de ativação e os componentes envolvidos sejam diferentes, todas as vias têm um objetivo central que é a ativação do C3. A ativação da via clássica do complemento, através de C1q, C4 e C2, e a da via alternativa, através do C3 e dos fatores B e D, acarretam a clivagem e a ativação de C3. O fragmento de proteína C3b, parte do C3, é necessário para a ativação dos componentes terminais do sistema complemento (C5 a C9). Estes formam o complexo de ataque à membrana (MAC) que, quando inseridos dentro das membranas celulares, formam poros levando à lise celular.


Vias do Sistema Complemento
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVnr1maVoS1WxO2yJ-AdTM24FMgy8kro68WarCwY1q5H6OX7L24-p8wQ5bDzTt0HVFb0khVHCdBaleaI7v0I4WTCN7aBxNnzYlY6H_SIyEk81YUm3fTEYrIcYprYLtZW2JaYyTXPw1p88/s1600/t6_19045500.jpg


ETAPAS DA VIA CLÁSSICA: A fase de ligação é iniciada quando o C1q do complexo C1 se liga à porção Fc de um anticorpo do tipo IgG ou IgM. Este complexo é composto de uma sub unidade de C1q, associada a duas moléculas de C1r e duas de C1s por ligações dependentes de cálcio. As esterases C1r e C1s são necessárias para a fase de ativação.O C1s cliva (quebra) C4 e C2. As moléculas ativadas de C4 e C2 se agrupam próximo ao sítio em que o anticorpo está ligado. Os fragmentos maiores do C4 (C4b) e do C2 (C2a) formam o complexo chamado C3 convertase (C4b2a). Cada molécula de C1 ativada gera muitos fragmentosde C4b e C2a. A maioria dos fragmentos do C4b serve como opsoninas e o restante para a formação da C3 convertase. Cada C3 convertase gera muitas moléculas de C3 ativadas (C3b), fase de amplificação, que quando depositadas no alvo servem como opsoninas,enquanto outras irão formar a C5 convertase (C4b2a3b). Esta cliva C5 levando a formação do complexo de ataque à membrana, composto de C5b, 6,7,8 e 9. A formação do MAC determina lise osmótica da célula e consiste em uma interação proteína-proteína, não requerendo clivagens proteolíticas. A ativação de C5 também libera uma potente anafilatoxina, o C5a.

Etapas da Via Clássica
Fonte: http://epidemiologiamolecular.com/wp-content/uploads/2009/02/clip-image0201.gif


ETAPAS DA VIA ALTERNATIVA: É a via mais antiga da imunidade inata, que precede a imunidade adaptativa, não necessitando de um contato prévio com microrganismo para sua ativação. Funciona como um sistema imune primitivo, capaz de reconhecer e eliminar agentes infectantes. A ativação dessa via ocorre quando uma pequena quantidade de C3 plasmático é hidrolisado espontaneamente,originando o fragmento C3b. Este, após alteração estrutural, liga-se a uma serina protease, denominada fator B. A clivagemdo fator B pelo fator D origina o fragmento Bb, que juntamente com o C3b origina a C3 convertase da via alternativa, a qual é estabilizada pela properdina (C3bBbP). Esse complexo promove mais clivagem de C3, alça de amplificação, resultando em deposição de grandes quantidades de C3b no alvo. Parte do C3b formado irá agrupar-se ao complexo C3bBb,originando a C5 convertase (C3bBbC3bP). O restante do processo de ativação é similar ao da via clássica.

Etapas da Via Alternativa
Fonte: http://epidemiologiamolecular.com/wp-content/uploads/2009/02/clip-image026.gif


ETAPAS DA VIA LECTINA: Essa via é iniciada por proteínas plasmáticas denominadas lectinas ligadoras de manose (LLM), que são membros da família das lectinas dependentes de cálcio,as colectinas, com similaridades estrutural e funcional com C1q. Essas proteínas reconhecem porções específicas de carboidrato (manose) presentes na superfíciede alguns patógenos. A LLM pertence à mesma família de proteínas do C1q, entretanto, enquanto o C1q tem um domínio que se liga ao Fc das imunoglobulinas, a lectina reconhece carboidratos. Essa ligação leva à ativação de serinas proteases associadas à manose, que correspondem a C1r e C1s, com subseqüente clivagem de C4 e C2. O restante do processo de ativação é similar ao da via clássica.






Etapa da Via da Lectina
Fonte: http://epidemiologiamolecular.com/wp-content/uploads/2009/02/clip-image030.gif

17 comentários:

  1. Muito bom o resumo de vocês, também faço farmácia e é realmente muito complexo o Sistema complemento.
    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este resumo, esclarece bastante este sistema complexo!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. zi rocha
    Como é bom saber que ainda existe pessoas interessadas em saude..
    muito bom este blog..

    ResponderExcluir
  4. Adorei o conteúdo, me ajudou muito neste momento, esta de parabéns

    ResponderExcluir
  5. ME AJUDOU BASTANTE POIS NO DIA QUE LI, REALMENTE ESTAVA PRECISANDO ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS !OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS...ÓTIMO RESUMO

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana o resumo, ajudou muito! Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Faço Medicina e a primeira prova de imunologia foi sobre esse assunto, e me ajudou bastante esse baita de um resumo, vlw mesmo,bem elaborado!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o resumo, estava perdida em algumas questões, e este resumo está mto claro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Resumo perfeito, eu já estava desistindo de responder umas questões aqui. Parabénss

    ResponderExcluir
  11. obrigada pelo resumo, foi muito útil pra mim.

    ResponderExcluir
  12. Aula muito boa. Deu pra entender bastante como funciona, pois essa matéria é muito complexa.

    ResponderExcluir
  13. salvou muito muito muito mesmo!!!!!!
    não tenho palavras pra agradecer!!!!!!
    Obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir